"sim" de Ceni engrandece ano que já era especial no Fortaleza

Por Paulo Sergio 15/12/2019 - 19:01 hs

Marcelo Paz estava sereno na última terça-feira (10), na semana em que Rogério Ceni anunciaria permanência ou não no Fortaleza para 2020. Detalhou ao GloboEsporte.com/ce que, caso o técnico não ficasse no clube, tentaria trazer outro com perfil semelhante ao de Rogério, agressivo aos adversários, com velocidade e ousado, sem medo sequer de atuar com quatro atacantes contra o Corinthians fora de casa, por exemplo. Não precisou. A renovação de Ceni com o Fortaleza até o fim de 2020 fecha com otimismo um ano histórico para o clube. Foram dois títulos - Cearense e Copa do Nordeste -, permanência na Série A do Brasileiro e vaga inédita na Sul-Americana. Certo para 2020, Ceni doou R$ 100 mil para conclusão do Centro de Excelência do Fortaleza.

- Prometemos (ao Rogério) melhoria estrutural, como fizemos em 2019. A questão salarial... É um bom salário que a gente tem para oferecer. Montagem de elenco, cada vez mais forte - explicou Paz.

  1. Aceitável é chegar no estadual à final, sucesso é ser campeão;
  2. Objetivo aceitável na Copa do Nordeste é chegar a uma semifinal;
  3. Na Copa do Brasil, passar de uma fase é sucesso;
  4. Na Copa Sul-Americana, passar de uma fase é sucesso;
  5. Na Série A, permanecer para 2021 é sucesso.

- O torcedor vai querer uma coisa a mais? Talvez. Mas a gente tem de ser transparente - afirma Paz.

Ceni era prioridade no Athletico, clube que tem uma Libertadores, por exemplo, no calendário. Também era um nome analisado pelo Santos. E chegou a vencer a enquete do GloboEsporte.com entre torcedores do Vasco para ser o técnico em 2020. Um dia depois do estipulado, que seria na sexta-feira, o Fortaleza anunciou a permanência do técnico, que, no clube, trilhou um caminho único.

Para 2020, pesa o fato de que o Fortaleza terá uma folha salarial de R$ 3 milhões por mês, número confirmado por Marcelo Paz ao #CEnaRede (ouça abaixo). Além disso, o Leão terá melhorias estruturais.

O Centro de Excelência, no Pici, poderá receber treinos. Além disso, o CT Ribamar Bezerra, onde o clube treina em dias de chuva na capital cearense, também está ficando pronto para receber as atividades do elenco principal na próxima temporada.

No elenco, Ceni terá à disposição o goleiro Felipe Alves, que renovou até 2021. O goleiro é um dos grandes nomes do elenco e tem a total confiança do comandante. Além disso, o Fortaleza mantém a espinha dorsal para a próxima temporada, com a permanência de jogadores de referência a exemplo de Quintero, Juninho, Romarinho, Osvaldo, Wellington Paulista e Boeck, que também é ídolo dentro do Fortaleza. Serão mais oito contratações para a próxima temporada, com aval do comandante, portanto.

Além disso, foram essenciais: o carinho que a torcida tem com o treinador e o sentir-se bem na cidade, como Ceni já afirmou em muitas coletivas. Desde o fim da Série A do Brasileiro, houve os pedidos de "Fica, Ceni" na Arena Castelão, com belo mosaico. E é na capital cearense que o técnico já se acostumou a jogar tênis à Beira Mar. Rogério chegou a citar que, para a escolha, existiam razão e emoção. E a emoção continua. O ano que já era especial fecha-se ainda mais pleno para o torcedor do Fortaleza com o "sim" de Ceni.